Chape como Clube Formador: celeiro de gigantes
Créditos: Chapecoense Oficial
Desde 2017, a Chapecoense é considerada oficialmente como um clube formador de atletas. O Certificado de Clube Formador (CCF) é assinado pela Confederação Brasileira de Futebol, e permite que o clube receba uma porcentagem do valor de venda internacional dos jogadores que passaram pela base ou profissional até os 23 anos (mesmo que não tenham mais vínculos).
As exigências da CBF para a certificação não são simples. Vão desde a apresentação da comissão técnica e o detalhamento da rotina de treinos, até a garantia de que os atletas estarão estudando (conforme suas faixas etárias e com aproveitamento) e terão toda a assistência médica necessária. São pré-requisitos justos, mas que não são fáceis de atingir por qualquer clube. Atingir – e manter!
Nos últimos anos, a base da Chape tem se provado de grande valor, e há exemplos de todas as montas para considerar: desde Fabiano e Douglas Grolli, até Tiepo e Foguinho, passando por Shaylon e Hyoran… e Perotti e Vini Locatelli e tantos outros nomes que surpreenderam e fizeram a diferença. A verdade é essa: a Chape merece essa certificação pois a descoberta de futuros ídolos pode ser ainda maior com a evolução do clube.
No início deste ano, a Chapecoense recebeu a renovação do Certificado de Clube Formador. Novamente, o clube cumpriu todos os requisitos estipulados pela CBF, como estrutura de trabalho, de alojamento, acompanhamento nutricional, médico, educacional e qualificação dos profissionais – qualificação que é motivo de orgulho para todos.
Conforme comenta Márcio Stakonski, Vice-Presidente da Base, a conquista é de extrema importância na credibilidade para a formação de novos jogadores. “Com alegria recebemos o Certificado de Clube Formador da CBF por mais um ano. O qual reconhece a qualidade das nossas estruturas da categoria de base, alojamentos, refeitório, o acompanhamento do staff aos atletas, profissionais qualificados e certificados. Isso nos remete a um grupo seleto de clubes no Brasil com este reconhecimento. Diante disso potencializar os atletas e a categoria de base, para cada vez mais colher resultados desportivos e também financeiros”.
Com informações Assessoria de Imprensa ACF.
Ver mais
Chapecoense, jornalista, sou fã das histórias do futebol e me empolgo fácil com qualquer bola na rede. Precisei sair da Arena Condá para enxergar a Arena Condá, e tá tudo bem.
Ver mais
© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company. Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade