HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Palmeiras enfrentará Tigres na semifinal, com a expectativa de um jogo duro

Card image

Créditos: Gignac, destaque do Tigres, comemora um de seus dois gols no jogo. (Foto: Getty Images)

Nesta quinta-feira, 04, ficou decidido o adversário do Palmeiras na semifinal do Mundial: Tigres, do México. No confronto com o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, a equipe começou perdendo, mas conseguiu virar e venceu por 2×1.

E o que o Palmeiras pode esperar para a partida de domingo, 07, às 15h? Com certeza, um embate difícil. O time mexicano mostrou algumas falhas, mas conta com a experiência de alguns jogadores e qualidade individual – principalmente de Gignac que já jogou pela seleção francesa.

O Tigres até chegou a pressionar um pouco o time sul-coreano no começo do jogo, com marcação mais alta, mas sofreu com as jogadas de velocidade do adversário na maior parte do primeiro tempo. Foi só aos 35 minutos da primeira etapa que a equipe mexicana conseguiu voltar a pressionar mais e pouco depois dos 37 minutos saiu o gol de empate. Rafael Carioca bateu escanteio, a bola foi desviada para dento da área e Gignac apareceu sozinho, com faro de matador, e empurrou para o gol, balançando as redes.  

A virada veio ainda no primeiro tempo, mais uma vez com Gignac, num gol de pênalti. Mas a importância do francês vai além dos gols: ele é o homem de referência no ataque e se posiciona muito bem, sempre chamando a marcação e disputando as bolas. A penalidade foi marcada pelo VAR, depois da confirmação de que a bola bateu na mão de Kee-Hee Kim, zagueiro sul-coreano autor do primeiro gol, que subiu com o braço levantado, numa disputa de bola justamente com Gignac.   

Por isso, é fundamental que Abel Ferreira prepare bem a marcação do jogador francês – de preferência, tentando anulá-lo, como fez na final da Libertadores com Marinho e Soteldo. Também é importante estar bastante atento às jogadas aéreas. Talvez elas tenham funcionado melhor no jogo desta quinta porque o time sul-coreano tem jogadores mais baixos, mas é uma possível ameaça ao time alviverde.

Para aproveitar as falhas apresentadas no confronto contra Ulsan Hyundai, se o Tigres de fato jogar de maneira parecida, o Palmeiras pode apostar também nas jogadas de velocidade, não só com as transições rápidas, mas também considerando os meio-campistas, como Danilo, Patrick de Paula e Felipe Melo, que têm muita qualidade para lançar bolas longas para os pontas correrem. Além disso, os jogadores da base podem ser importantes para dar um fôlego à equipe alviverde, mantendo a intensidade mais alta por mais tempo durante o jogo. O time mexicano apresentou muita lentidão (e parece ter cansado rápido também), tanto no ataque quanto na defesa, segurando muito a bola, errando passes e perdendo a posse muito facilmente.

Os pontos positivos do Tigres, analisando só o jogo desta quinta, são sobretudo a qualidade individual e a experiência de alguns jogadores. De qualquer modo, não significa que o time mexicano necessariamente vá jogar do mesmo modo e apresentar as mesmas falhas, nem as construções de jogadas, porque talvez a equipe tenha tirado o pé durante a partida justamente para se preservar para o jogo contra o Palmeiras.

Não será um jogo fácil. O campeão da Libertadores precisa entrar bastante atento. É só a terceira vez que um time mexicano enfrenta um sul-americano: geralmente, as equipes estão em lados opostos das chaves e o representante da CONCACAF costuma jogar contra os europeus na semifinal. E é preciso ter cuidado justamente porque tendem a ser times mais experientes, pouco ingênuos, que sabem jogar contra os sul-americanos e dão trabalho.

Ver mais

mm

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade