HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

400 jogos do comandante Portaluppi

Card image

Créditos: Grêmio Oficial

“Você conta nos dedos os treinadores que fizeram 400 jogos em um clube, ainda mais sendo o Grêmio, time do meu coração. Eu sinto orgulho de ter em mãos um grande elenco, estar em um grande clube que não nos deixa faltar nada e ter uma grande torcida”

Renato Portaluppi

A torcida está chateada. Pela queda de competitividade do time, pelos incontáveis empates no Campeonato Brasileiro, pelo rival estar na liderança do certame. O próprio técnico admitiu que precisamos melhorar. Críticas temos o direito de fazer, desde que sejam respeitosas. Mas é obrigação de todos os gremistas terem GRATIDÃO com esse personagem chamado Renato Portaluppi, que completou 400 partidas como comandante do Grêmio neste último domingo.

É difícil lembrar disso neste momento conturbado, além, de claro, termos dificuldade de observar a história enquanto ela acontece, mas estamos diante de um fato marcante nestes 117 anos de Imortal Tricolor. O nosso maior ídolo enquanto jogador completa essa marca incrível como comandante, que vai demorar décadas e décadas para ser batida. Virtudes, defeitos, teimosias, todos temos, mas é inegável o tamanho desta bandeira na história do Imortal Tricolor.

Sim, porque Renato Portaluppi já ultrapassou os limites mundanos e tornou-se uma bandeira gremista. É preciso lembrar e ressaltar a coragem que ele teve, ao colocar à prova o seu legado, já extremamente consolidado como jogador, agora no comando técnico. Ele não apenas manteve a sua reputação intacta como ídolo dos tempos de atleta, mas criou reputação, no mínimo semelhante, como treinador.

Se o dividíssemos em dois, a versão jogador e a versão técnico, seriam dois grandes personagens da história do clube, respeitados pela torcida, vencedores. Mas o impetuoso Renato jogador é o mesmo, agora mais maduro, Portaluppi técnico. O peso disso é extraordinário.

 A torcida é privilegiada porque estamos vendo a história do Grêmio sendo escrita ao vivo diante dos nossos olhos. Podemos ter críticas ao nosso comandante, mas precisamos sempre valorizar o fato de que, nós, gremistas, temos o maior ídolo de um clube de futebol no Brasil. Renato Portaluppi é um dos maiores personagens da nossa história e está aqui, neste momento, na nossa casamata. E isso deve ser sempre motivo de orgulho para o torcedor gremista.

Quem ganhou mais do que ele, pelo mesmo clube, como jogador e técnico? Renato Portaluppi é incomparável em termos de Brasil e Mundo. Aqui no Rio Grande do Sul, o segundo colocado nem chega perto. Eu fico imaginando, nos meus delírios de torcedor, como seria o Portaluppi comandando o Renato. Eles, certamente, pautariam a vida futebolística no Estado e no país.

Seria um lindo sonho, mas ótimo que este em específico não se realizou. Pois o Renato jogador realizou os sonhos do torcedor gremista enquanto jogador. E o Portaluppi segue realizando os sonhos da nossa torcida enquanto técnico. Vamos aproveitar e saborear cada momento ao lado do nosso maior ídolo. Viva Renato Portaluppi!

Títulos de Renato pelo Grêmio como técnico:

  • Copa do Brasil: 2016
  • Copa Libertadores da América: 2017
  • Recopa Sul-Americana: 2018
  • Campeonato Gaúcho: 2018, 2019, 2020
  • Recopa Gaúcha: 2019

Títulos de Renato pelo Grêmio como jogador:

  • Mundial: 1983
  • Copa Libertadores da América: 1983
  • Campeonato Gaúcho: 1985, 1986
  • Copa Los Angeles: 1983
  • Troféu CEL: 1983
  • Torneio de Rotterdam: 1985
  • Troféu Cidade de Palma de Mallorca: 1985

Ver mais

mm

Sobre o autor

Ver mais

Comentários

  1. Ireni Diminiz disse:

    Tenho 63 anos sou gremista que ao nascer não chorou gritou Dá-lhe Grêmio!!!! Renato faz parte do Grêmio e torcedor jogador comando o time com garra de guerreiro que ama o time que defende. Dá-lhe Gremenato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade