HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Dia do Treinador: Relembre os técnicos que mais conquistaram títulos para o Vasco

Card image

Créditos: Antônio Lopes é o técnico que mais contribuiu para a conquista dos títulos do Vasco. Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro, foi comemorado o Dia do Treinador de Futebol. Estes profissionais que sofrem à beira do campo e, na maioria das vezes, levam a culpa nas derrotas do time, mas também são os grandes responsáveis pelos nossos triunfos.

Tudo começa na prancheta. E o treinador de futebol é a parte da engrenagem que, se tiver todos os componentes necessários, tem tudo para alcançar o sucesso. Em alusão à data, vamos viajar pela história do Vasco e relembrar os técnicos que mais conquistaram títulos e fizeram a nossa imensa torcida bem feliz.

FLÁVIO COSTA

Grande profissional do banco de reservas, Flávio era estrategista e conhecido pelo estilo disciplinador. Teve passagens marcantes pelo Vasco entre as décadas de 40 e 60.

Conhecido pelo jeito exigente e polêmico, ele não aceitava interferência de dirigentes em seu trabalho, assim como não aceitava preparador físico. Ele mesmo se incumbia do preparo físico. Durante sua carreira teve muitos atritos com dirigentes e jogadores por causa de seus posicionamentos decididos e duros.

Durante sua passagem pelo Vasco, Flávio Costa – que foi técnico da Seleção Brasileira de 50, conquistou títulos regionais e internacionais, foram eles: Carioca de 47, 49, 50 e 52; e o Clubes Campeões (Sul-Americano) em 48, além dos torneios Octagonal Rivadavia Corrêa Meyer em 53 e o Cinquentenário da Federação Pernambucana em 65.

SEBASTIÃO LAZARONI

Na carreira como treinador, Sebastião Lazaroni dirigiu o Vasco em duas temporadas: a de 87-88 e a de 94. Seus títulos conquistados no comando do time cruzmaltino foram o Carioca de 1987 e 1988, a Taça Rio de 1988 e o Troféu Ramon de Carranza de 1987.

JOEL SANTANA

Um dos mais um conhecidos treinadores do futebol brasileiro, Joel começou a trabalhar como treinador em 1981, mas chegou para comandar o Vasco pela primeira vez na temporada 1986-87. Posteriormente, regressou mais 4 vezes ao clube (92-93, 2000-2001, 2004-2005 e 2014).

Conhecido por orientar seus jogadores com uma prancheta, Joel faz o estilo paizão. Amigo dos jogadores, “Papai Joel” ganhou uma desconfortável reputação nos últimos anos: ser lembrado pelos cartolas apenas quando seus clubes estão passando por momentos complicados.

Seu primeiro título só veio em 1992, quando comandou o Vasco na conquista do Carioca. Em seguida vieram a Taça Guanabara de 92, a Taça Rio de 92, o Carioca de 93, a Taça Rio de 93, o Campeonato Brasileiro de 2000, a Copa Mercosul no mesmo ano e a Taça Rio de 2001.

ANTÔNIO LOPES

Antônio Lopes é o treinador que tem a maior identificação com o Vasco. Iniciou a carreira no clube em 74 como auxiliar de preparação física e, ao longo de sua trajetória, já assumiu o time cinco vezes (81 a 83, 85 a 86, 97 a 2000, 2002 a 2003 e 2008).  Não é por menos que é o técnico que mais conquistou títulos para o Vasco, são 12 no total.

Ao seu comando, o Vasco ganhou os Cariocas de 82, 98 e 2003, a Taça Guanabara de 86, 98 e 2003, a Taça Rio de 98, 99 e 2003, o Torneio Rio-São Paulo de 99, o Campeonato Brasileiro de 97 e a Libertadores de 98.

Ver mais

Sobre o autor

Ver mais

Comentários

  1. Marcos disse:

    Ahhhhhh nossa era Antônio Lopes! O Vasco jogava um futebol que encantava! Mas a realidade é que só o treinador não resolve muita coisa, né? O Luxa é ótimo, mas o time atual é de mediano pra fraco com a exceção de um ou outro jogador! Soma-se a isso a falta de investimento e tá aí a explicação da nossa temporada 2020! Nem Antônio Lopes em sua melhor forma salvaria esse Vasco aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade