Corinthians avassalador, os efeitos do “Mancinismo”
Créditos: Agência Corinthians
A acachapante vitória do Corinthians (5×0) sobre o Fluminense-RJ, na Neo Química Arena em São Paulo, casa do Timão, mais uma vez encheu os olhos da torcida e trouxe mais confiança e motivação para o elenco.
De uma sensação de ansiedade e expectativa em relação à partida, após os vários dias sem uma partida oficial, a equipe corinthiana rapidamente mostrou atitude, entrosamento e verticalização ofensiva que, traduzindo-se em gols, criou um entusiasmo maior na torcida e trouxe uma euforia que os mais aficionados já sentiam saudades.
Alguns analistas apontaram que essa atitude do Time deve-se ao comando técnico de Wagner Mancini que na sua abordagem aos atletas no vestiário utiliza um discurso motivador, carregado de argumentos futebolísticos associados a aspectos socioemocinais que sensibilizam a equipe provocando envolvimento, conjunto e tornam mais aguerridos àqueles concentrados na partida e no que vai ocorrer dentro de campo. Alguns já chamam essa abordagem de “Mancinismo” em função do sobrenome do treinador e estabelecendo uma comparação com outros sistemas de jogo e de pensamento existentes no Futebol moderno.
O Fato é que esse Corinthians avassalador está conquistando pontos importantes, subindo posições na tabela de classificação e passo-a-passo, aproximando -se do G6 além de buscar uma melhor colocação ao final do campeonato brasileiro com vistas à Libertadores de América.
Esse objetivo não é mero devaneio já que os próximos compromissos da equipe apontam confrontos diretos com as equipes da parte de cima da tabela. Inclusive, segunda-feira (18/01), a equipe enfrenta o Palmeiras, um de seus maiores rivais, o derby paulista, é busca ampliar sua pontuação aumentando ainda mais a expectativa dos torcedores sobre o momento favorável para o Time.
VAI TIMÃO!!!
Ver mais
Professor, Pós-Graduado em História pela PUC-SP (1999) e pela UNICAMP-SP (2011), além de especialização em humanidades pela FGV-SP (2009) Geografia Urbana pela USP (2003) e também na Antropologia USP (2002) atua como pesquisador e consultor educacional. Promove situações de integração cultural e educacional entre estudantes de escolas públicas do Brasil e do Mali, aproximando-os através de propostas de intercâmbio e desenvolvimento do respeito/compreensão da diversidade tendo como referência o “Projeto CAMINHOS CRUZADOS”. Atuou como assessor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo junto ao Núcleo de Estudos Étnico Racial – COPED para aprofundamento das temáticas ligadas à IMIGRANTES. Membro da FIEL torcida, um corinthiano romântico e militante da Democracia. twitter: @vogvirtual faceboog: @valter gomes Instagran: @valter_o_gomes
Ver mais
© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company. Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade