HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Análise Fortaleza x Flamengo; empate com sabor de mudança

Card image

Créditos: Kely Pereira/Divulgação CBF

Fortaleza volta a mostrar futebol organizado e entrega dentro de campo.

Na noite deste sábado (27), em partida truncada, Fortaleza empata sem gols com o Flamengo, no reencontro com Ceni, pela 27ª rodada do brasileirão séria A.

Organização e marcação eficiente, essa sãos as palavras que definem o tricolor na partida diante do time carioca.

Lição aprendida:

Pressionado no cargo após péssimos resultados e atuações, Chamusca resolveu deixar a teimosia de lado, lançando uma formação que condiz mais com sua característica de jogo, o 4-4-2. Pela primeira vez desde sua chegada, o treinador conseguiu mostrar uma equipe mais à “sua cara”.

Desta vez, Chamusca utilizou um esquema que, mesmo sendo da assinatura do ex-treinador, era algo mais à seu estilo. Uma formação no 4-4-2 com linhas mais baixas, dobrando as laterais em cima dos estremos do time carioca, que tem o ataque pelos lados como sua arma principal. Abusando da forte marcação com maior número pelos lados, o leão foi eficiente e neutralizou quase todas as investidas do time de Ceni. Menção honrosa à Paulão e Felipe Alves, que fizeram uma partidaça junto ao setor defensivo.

Esse mesmo esquema foi utilizado por Ceni na partida diante do forte Atlético Mineiro de Jorge Sampaoli, que na época era o melhor time do campeonato e jogava o melhor futebol do país.

O problema de Chamusca não era “imitar” o esquema de Ceni, mas sim copiar o esquema que não condiz com sua essência. Chamusca nunca utilizou um esquema tão ofensivo nos times que treinou. Desta vez parece ter aprendido a lição, optando por uma formação menos ofensiva, mas que continha o equilíbrio entre defesa e ataque.

Pontos positivos e negativos:

O Fortaleza finalmente evoluiu sob o comando de Marcelo Chamusca, o time mostrou mais organização, segurança no setor defensivo e obediência tática, coisa que não se via nos últimos jogos da equipe leonina. Outro ponto importante é entrega dos jogadores que, dessa vez, pareciam estar mais motivados em fazer uma boa apresentação.

O ponto negativo mais uma vez ficou por conta do ataque, que continua criando pouco e desperdiçando as boas oportunidades que tem dentro de jogo.

Resultado foi bom?

Pelo momento em si, não foi um ótimo resultado, principalmente pela falta de vitórias em casa nos últimos 5 jogos, mas empatar com o Flamengo que briga por título e ainda perdeu um pênalti, é um ponto que deve ser valorizado. A entrega e a evolução comparada aos últimos jogos é algo que também deve ser valorizado. Pelo contexto geral, o empate ficou de bom tamanho.

Com a mudança de postura no jogo de hoje, o torcedor leonino tem um pouco mais de esperança. Os bons ventos já dão um certo prenúncio que, talvez, estejam voltando ao Pici.

Ver mais

mm

Sobre o autor

Ver mais

Comentários

  1. Alan César disse:

    Perfeita análise!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade