22/12/2001: o dia que jamais sairá da nossa memória
Créditos: Figueirense FC
Sábado, de chuva, Scarpelli lotado para a última rodada do quadrangular final da Série B de 2001. De um lado o Figueirense; do outro, o Caxias-RS. Quem ganhasse estaria na elite do futebol brasileiro depois de longo tempo. Não sei qual a última vez dos gaúchos, mas o alvinegro não figurava entre os melhores do país desde 1979.
Foram anos de sofrimento, campeonatos e times sofríveis, até mesmo a possibilidade de fechamento. Por mais de 20 anos, o torcedor do Figueirense sonhou com aquele momento. Bastava uma vitória e tudo se tornaria realidade.
Aos 16 minutos do 2º tempo, Abimael fez o gol que até hoje está imortalizado na nossa memória. “A de amor, A de alegria, A alvinegro, A de Série A” gritava o narrador Paulo Branchi. Sem clubismo, mas a maior e mais emocionante locução da história do futebol mundial. Ainda hoje (antes da pandemia), ela embala os goles de cerveja dos alvinegros antes e depois dos jogos no Scarpelli.
Pois aquele sábado completa hoje 19 anos. Um dia que não acabou e levou mais uns 6 meses até ter seu desfecho!
A torcida invadiu o campo, o árbitro disse que foi coagido, ações e recursos na justiça desportiva até que o sonho de voltar à Série A se tornasse realidade. Tudo isso é supérfluo, ainda que faça parte da história, mas certamente é o dia que nenhum alvinegro esquecerá. Se não viu, ouviu falar!
Figueirense 1 X O Caxias
Estádio Orlando Scarpelli – 22/12/2001 – Público: 20.746.
Figueirense: César, Simplício, Márcio Goiano, Pedro Paulo, Vanin, China (Fransergio), Léo Mineiro, William, Fernandes, Gilson Batata (Abimael) e Genílson. Técnico: Vágner Benazzi.
Caxias: Sadi, Émerson, Jairo Santos, Felipe, Luís Paulo, Wanderlei, Cléber, Gil Baiano, Luciano (Fabiano), Delmer (Luís Carlos) e Fábio Araújo (Israel). Técnico: Paulo Comelli.
Cartões Amarelos: Simplício, Léo Mineiro, Genílson (Figueirense); Jairo Santos, Cléber, Gil Baiano (Caxias).
Gol: Abimael – 16/2º (Figueirense).
Ultimos posts
Arquivo
Ver mais
Henrique Santos: jornalista, administrador, especialista em Gestão do Esporte. Neste espaço, falarei sobre as coisas do Figueirense, especialmente fora de campo!
Ver mais
© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company. Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade