HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

22/12/2001: o dia que jamais sairá da nossa memória

Card image

Créditos: Figueirense FC

Sábado, de chuva, Scarpelli lotado para a última rodada do quadrangular final da Série B de 2001. De um lado o Figueirense; do outro, o Caxias-RS. Quem ganhasse estaria na elite do futebol brasileiro depois de longo tempo. Não sei qual a última vez dos gaúchos, mas o alvinegro não figurava entre os melhores do país desde 1979.

Foram anos de sofrimento, campeonatos e times sofríveis, até mesmo a possibilidade de fechamento. Por mais de 20 anos, o torcedor do Figueirense sonhou com aquele momento. Bastava uma vitória e tudo se tornaria realidade.

Aos 16 minutos do 2º tempo, Abimael fez o gol que até hoje está imortalizado na nossa memória. “A de amor, A de alegria, A alvinegro, A de Série A” gritava o narrador Paulo Branchi. Sem clubismo, mas a maior e mais emocionante locução da história do futebol mundial. Ainda hoje (antes da pandemia), ela embala os goles de cerveja dos alvinegros antes e depois dos jogos no Scarpelli.

Crédito: Figueirense FC

Pois aquele sábado completa hoje 19 anos. Um dia que não acabou e levou mais uns 6 meses até ter seu desfecho!

A torcida invadiu o campo, o árbitro disse que foi coagido, ações e recursos na justiça desportiva até que o sonho de voltar à Série A se tornasse realidade. Tudo isso é supérfluo, ainda que faça parte da história, mas certamente é o dia que nenhum alvinegro esquecerá. Se não viu, ouviu falar!

Crédito: Figueirense FC

Figueirense 1 X O Caxias

Estádio Orlando Scarpelli – 22/12/2001 – Público: 20.746.

Figueirense: César, Simplício, Márcio Goiano, Pedro Paulo, Vanin, China (Fransergio), Léo Mineiro, William, Fernandes, Gilson Batata (Abimael) e Genílson. Técnico: Vágner Benazzi.

Caxias: Sadi, Émerson, Jairo Santos, Felipe, Luís Paulo, Wanderlei, Cléber, Gil Baiano, Luciano (Fabiano), Delmer (Luís Carlos) e Fábio Araújo (Israel). Técnico: Paulo Comelli.

Cartões Amarelos: Simplício, Léo Mineiro, Genílson (Figueirense); Jairo Santos, Cléber, Gil Baiano (Caxias).

Gol: Abimael – 16/2º (Figueirense).

Ver mais

mm

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade