HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

De vascaíno para vascaínos!

Card image

Créditos:

@alexcalheiross

Lembro como se fosse hoje do dia em que meu pai, português, ofereceu-me um presente como se estivesse me entregando um pedaço de si mesmo. Faz mais de 40 anos. Uma herança em vida mais valiosa do que qualquer outra fortuna. Guardei e a repassei para os meus descendentes. Repeti o gesto do meu velho convicto sobre a importância do ato. Isto porque há tempos o maior desejo de um pequeno vascaíno sempre foi o de vestir o mesmo traje dos craques cruzmaltinos que desfilavam as próprias habilidades com a bola nos pés. A camisa, o calção, o meião listrado e até mesmo aquele famoso tênis da época que se assemelhava a uma chuteira, tinham poder transformador e sagrado.

Eles estavam no futebol de botão, nas peladas e claro, principalmente, no coração e na alma do torcedor. Vivíamos uma relação imaculada, incontestável, incondicional… Os jogadores eram super heróis. O clube então nem se fala. Se os atletas eram divindades, o Vasco e São Januário serviam-nos como Santuário. Berço esplêndido e celestial. Nada e ninguém, jamais, ousaria questionar tais valores.

Os anos se passaram, o mundo mudou, as relações líquidas chegaram as quatro linhas e a fluidez da afetividade tornou-se fugaz. Os ídolos dos gramados, se é que eles ainda existem, não são mais referências. A devoção pelo clube atende interesses pessoais e toda aquela atmosfera do passado ficou em segundo plano. O sagrado virou profano e a velha e emblemática frase escrita na parede de São Januário diz muito pouco nos dias de hoje. Temo que meus netos jamais entendam o que significou aquele presente que o bisavô e o avô tanto valorizaram. Temo que a imortalidade esteja ameaçada pela falta de compaixão dos corações que desprezam o que de fato é fundamental: o Vasco. Recado dado.

Ver mais

mm

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade