O dia seguinte ao clássico majestoso!!
Créditos: Reprodução
O ritmo de início da semana, toda segunda-feira, passam-se os dias, meses, anos, sempre aponta para a correria extenuante do dia-a-dia, o cotidiano sofrido com a falta de tempo para um descanso verdadeiro, situação essa de muitos trabalhadores e trabalhadoras que se desgastam, semanalmente para colocar o arroz e o feijão no prato da família.
Sempre a mesma labuta e, muitas vezes, a tristeza se junta ao enfadonho processo de recomeçar uma semana correndo para não chegar atrasado aos compromissos de trabalho dentro de transportes públicos lotados.
Suor, preocupação, contas para pagar, trânsito, o caos da cidade aprofundam ainda mais o desalento dos que necessitam sobreviver na desigualdade a cada dia novo dia, a cada nova semana.
Mas nenhum inicio de semana se compara àquela segunda-feira após o clássico majestoso na cidade, especialmente para aquele trabalhador ou trabalhadora que viu seu time se sobrepor ao adversário.
Nessa segunda-feira, 14/12/2020, os torcedores do Corinthians acordaram sorridentes, como se hoje fosse o inicio de mais um fim de semana. Peito erguido, o grito na garganta, VAI TIMÃO, ainda ecoava após o Domingo de Futebol. A Fiel torcida ainda comemorando a vitória pelo placar de 1 a 0 sobre o seu rival, o São Paulo Futebol Clube, time em melhor colocação no campeonato brasileiro e, em sua torcida, já se computavam os pontos da vitória certa contra o Timão.
Clássicos são clássicos, como diria o analista esportivo de boteco, mas o Clássico Majestoso, como é denominado, os jogos envolvendo as duas equipes, adquire um componente especial dada a rivalidade que cresce a cada novo campeonato, a cada nova partida independente de como estejam organizadas as equipes ou em que colocações na tabela de pontos elas se situem, o clássico majestoso para a cidade.
É nesse ritmo de euforia e de resgate da força coletiva diante de um time mais organizado e na disputa pela liderança do campeonato que o Corinthians trouxe alegria para o seu sofrido torcedor que não o abandona nem nos piores momentos e essa massa de trabalhadores e trabalhadores podem ir, finalmente, sorrindo para mais um dia de trabalho e com a zombaria pronta para se deliciar diante dos torcedores rivais, alimentando a sua alma para enfrentar, com um pouco de alegria, mais uma nova semana de correria, transporte público lotado e esperança de novas alegrias junto ao seu time de coração.
VAI TIMÃO!!!
Ultimos posts
Arquivo
Ver mais
Professor, Pós-Graduado em História pela PUC-SP (1999) e pela UNICAMP-SP (2011), além de especialização em humanidades pela FGV-SP (2009) Geografia Urbana pela USP (2003) e também na Antropologia USP (2002) atua como pesquisador e consultor educacional. Promove situações de integração cultural e educacional entre estudantes de escolas públicas do Brasil e do Mali, aproximando-os através de propostas de intercâmbio e desenvolvimento do respeito/compreensão da diversidade tendo como referência o “Projeto CAMINHOS CRUZADOS”. Atuou como assessor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo junto ao Núcleo de Estudos Étnico Racial – COPED para aprofundamento das temáticas ligadas à IMIGRANTES. Membro da FIEL torcida, um corinthiano romântico e militante da Democracia. twitter: @vogvirtual faceboog: @valter gomes Instagran: @valter_o_gomes
Ver mais
© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company. Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade