HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

O que o Vasco representa na minha vida

Card image

Créditos:

Falar do clube que escolhemos para torcer é fácil e difícil ao mesmo tempo. Se torna fácil por conhecermos sua história, suas lutas e glórias, porém a dificuldade fica por conta da passionalidade já que não tem explicação quando tem amor envolvido.  

O Clube de Regatas Vasco da Gama representa e muito na minha vida. Tudo começou na década de 80, mais precisamente em 1987, quando o time ganhou o Campeonato Carioca daquele ano e eu tinha 5 anos de idade. Assim como muitos apaixonados por futebol, a minha identificação com a instituição foi influenciada diretamente por alguém da minha família. Eu poderia ser torcedora do Fluminense, porém, minha tia-avó vascaína que cuidava de mim enquanto meus pais tricolores trabalhavam, me ensinou a vibrar em cada gol feito pelo Vasco e não teve outro jeito, a afinidade foi imediata. 

Em 1990 foi o início do meu contato com o Vasco. Essa aproximação não veio pelos gramados, e sim, pelas águas. Aos 8 anos de idade fui matriculada na escolinha de natação do clube. Entrei menina naquele lugar imenso que parecia ser o meu castelo e saí adolescente com o meu caráter construído, mesmo tão nova. Foram 9 anos dedicados a defender o clube nas piscinas de vários estados e países. 

Por conta desta paixão pelos esportes e pelo Vasco, em 2000, quando o clube tinha acabado de conquistar a tríplice coroa (a Copa Mercosul, o Tetracampeonato Brasileiro e a Taça Guanabara), decidi cursar a graduação em Educação Física. Ao longo dos anos me especializei em esportes aquáticos e na performance humana através das atividades físicas.  

Já não bastasse influenciar na minha formação como pessoa e como profissional, o Vasco formou a minha família. Em 2011, logo após a conquista da Copa do Brasil, conheci o meu marido que também é vascaíno e sou mãe de uma pequena vascaína que está seguindo os mesmos passos dos pais. 

A representatividade do Clube de Regatas Vasco da Gama em minha vida vai além de sua história. Poderia muito bem falar sobre seu pioneirismo em abrir as portas para os negros no futebol, como também ser o único dos 4 maiores clubes do Rio ter sede no subúrbio da cidade e seu estádio construído 100% pela sua torcida formada por operários, assim como teve sua sede de São Januário o palco para os desfiles das escolas de samba entre 1935 e 1945 e os discursos históricos do presidente Getúlio Vargas referente às medidas de proteção ao trabalhador nas décadas de 40 e 50. Mas graças ao clube, construí minha vida, meu caráter, aprendi a lidar com as vitórias e as derrotas, tenho uma profissão (três, já que após a Educação Física fiz mais duas graduações: Marketing e Jornalismo) e tenho uma família.  

Obrigada e Saudações Vascaínas!   

Ver mais

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade