HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Alvos do Racismo

Card image

Créditos: DIVULAGAÇÃO / FORTALEZA EC

Na última quarta-feira, dia 02 de dezembro, o Fortaleza Esporte Clube lançou uma campanha em torno da problemática racial no nosso país. “Alvos do Racismo” é o nome da campanha que propõe mudanças efetivas para o cenário político-esportivo nacional.

A lei do esporte não pune a injúria racial como crime de racismo vindo dos torcedores. Essa ocultação de um crime tão grave, faz espelho para tantas outras violências que a população negra que foi arrancada de sua terra (ilè) natal para levantar o país que hoje é ostentado pela minoria branca, sofre cotidianamente.

Ações como essa no esporte devem sempre se repetir. O futebol foi desde os seus primórdios no Brasil, um instrumento de ascensão social para a massiva população preta. Assim também foi para o Fortaleza, que no cenário local impactou a sociedade alencarina ao manter elencos formados por maioria ou inteiramente com pessoa pretas de baixa condição social, desde a sua fundação. O nosso Leão também coleciona ídolos negros durante toda a sua história. Isto é dizer que, lutar contra a ferramentas racistas da nossa sociedade faz parte de ser Fortaleza Esporte Clube.

Na partida do dia 02/12, contra o Corinthians-SP, os jogadores pretos do Leão entraram com uma camisa marcado pelo alvo nas costas, o alvo que sentimos diariamente, saindo de casa ou não. O alvo que persegue nosso povo, que todo dia é obrigado a lutar por sobrevivência, que todo dia é obrigado a ver uma irmã ou um irmão que cai. Ser torcedor organizado, preto e de periferia é reunir vários alvos e conhecer na pele o peso da repressão policial que é puramente racista e elitista.

O clube espalhou a camisa com o alvo pelo Brasil entre influenciadores pretos que deram alcance a campanha, disponibilizou o link do abaixo-assinado no perfil oficial de suas redes sociais e trocou o seu avatar pelo alvo nas cores tricolores.

A disposição demonstrada pelo clube alegra, esse resgate ao nosso DNA deve se perpetuar sempre, com campanhas de conscientização nos estádios, sensibilidade para ouvir as demandas da população negra da cidade que torce para o tricolor, contribuindo com a deselitização do futebol, que é popular.

Confiram a campanha nas redes oficiais do Fortaleza Esporte Clube, assinem o abaixo-assinado para podermos melhorar os espaços que são nossos mas nos negam forçadamente!

LINK PARA A PETIÇÃO: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/fortaleza_esporte_clube_alvosdoracismo/?tUgaPmb

Ver mais

mm

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade