HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Sem medo de vencer!

Card image

Créditos: O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do C Athletico Paranaense, durante partida válida pela vigésima terceira rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)

Em uma rede social a torcedora palmeirense comentou: “Perdemos o medo de vencer”. Talvez essa singela e sintética frase defina bem o que vem sendo o Palmeiras sob o comando de Abel Ferreira. O time do Delfin é fraco, no placar agregado já estávamos com  4 x 1 e classificados. Alguns desfalques e um calendário cruel pela frente. Nada disso foi levado em consideração. O time voltou para o segundo tempo mais faminto ainda e ampliou a goleada para um acachapante 8 x 1 ( 3 x 1  e 5 x 0).

Terá nosso presidente encontrado um técnico de acordo com o tal DNA palmeirense que ele mencionava após a demissão de Luxemburgo? Acho que é muito mais que isso.  Como brincava Mauro Beting, esse papo de DNA combina mais com o programa do Ratinho. Lembrei-me das aulas de biologia no ensino médio e entendo que a tal da dupla hélice carrega consigo todas as instruções genéticas que determinam nosso genótipo. Por isso não gosto muito dessa abordagem de DNA do clube, já que ela remete a uma  ideologia determinista e não valoriza a história, o trabalho e o talento de homens e mulheres que fizeram a grandeza da SEP.  O que está se construindo vai muito além desse simples determinismo biológico, ainda que Galiotte tenha usado isso apenas como uma metáfora.

A função de técnico de futebol mudou bastante na última década. Deixou de ser apenas o profissional que treina a equipe para se tornar parte fundamental de um projeto de gestão. Muitos boleiros, que sabem muita coisa sobre aprimorar os fundamentos, inventar jogadas ensaiadas, organizar taticamente o time, estão patinando na hora de assimilar as novas demandas que passaram a fazer parte dos atributos do “professor”.

A gestão do grupo, a relação com as múltiplas mídias e redes sociais, a capacidade de funcionar como elo  ativo entre a direção do clube e os jogadores, a permanente atualização  e estudo, se tornaram tarefas e competências incontornáveis para o exercício da função de técnico de grandes equipes de futebol.   

Mesmo considerando que ainda é cedo demais para uma avaliação do trabalho de Abel Ferreira à frente do Verdão, esse primeiro mês foi sensacional. Ainda mais se considerarmos todo o contexto de dificuldades e problemas que ele teve que enfrentar com contusões, suspensões, convocações de jogadores para seleções e o famigerado surto de Covid-19. Abel tirou tudo isso de letra. Sem lamúrias, criou soluções para escalar o time e vencer.

Outro feito notável e inquestionável do jovem técnico português: Jogadores que estavam em total descrédito com a torcida, como Lucas Lima, Gustavo Scarpa, Zé Rafael e Rafael Veiga mudaram radicalmente a postura e estão revertendo expectativas.

Destaco também as excelentes coletivas e entrevistas de Abel, que mesmo quando perdemos para o Goiás soube manter a lucidez e não culpou esse ou aquele jogador pela derrota. Tem demonstrando mais sabedoria, inteligência e tranquilidade que técnicos experientes que passaram recentemente pelo comando da SEP.

Enfim, torcendo para que essa passagem de Abel Ferreira pelo Palmeiras seja vitoriosa e duradoura, entendo que ela também deve servir como um norte para a contratação de futuros técnicos. Muito mais que DNA do clube, isso será um  primoroso projeto de  gestão de futebol, e com uma marca muito mais próxima de nossa história e gigantismo : “Sem medo de vencer”.

José Carlos Fubalee    

Ver mais

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade