HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Obrigado por tudo, Renato Portaluppi

Card image

Créditos: Grêmio Oficial

A noite desta segunda-feira foi histórica na Arena do Grêmio. Não, obviamente, pela vitória diante do Goiás, que nos coloca em ótima situação no Campeonato Brasileiro, mas por um fato extremamente relevante nos nossos 117 anos de existência. Renato Portaluppi é, agora, o treinador com mais jogos à frente do Tricolor, com 384. É preciso ressaltar a coragem do nosso maior ídolo em colocar à prova o seu legado, já extremamente consolidado como jogador, agora no comando técnico.

Ele não apenas manteve a sua reputação intacta como ídolo dos tempos de atleta, mas criou reputação, no mínimo semelhante, como técnico. Essa marca é incrível. Se o dividíssemos em dois, a versão jogador e a versão técnico, seriam dois grandes personagens da história do clube, respeitados pela torcida, vencedores. Mas o impetuoso Renato jogador é o mesmo, agora mais maduro, Portaluppi técnico. O peso disso é extraordinário.

A torcida é privilegiada porque estamos vendo a história do Grêmio sendo escrita ao vivo diante dos nossos olhos. Podemos ter críticas ao nosso comandante, mas precisamos sempre valorizar o fato de que, nós, gremistas, temos o maior ídolo de um clube de futebol no Brasil. Renato Portaluppi é um dos maiores personagens da nossa história e está aqui, neste momento, na nossa casamata. E isso deve ser sempre motivo de orgulho para o torcedor gremista.

Felipão tem 364 jogos no comando do Tricolor e Oswaldo Rolla 383. Duas grandes figuras do Imortal. Agora, Renato Portaluppi é imbatível e se torna o técnico que mais comandou o Grêmio em sua história. O fato não está tendo o destaque merecido nos meios de comunicação. É algo grandioso demais para passar como uma pauta de rotina. A tendência é que demore décadas para alguém repetir esse feito, tamanha a relevância do acontecimento.

Quem ganhou mais do que ele, pelo mesmo clube, como jogador e técnico? Renato Portaluppi é incomparável em termos de Brasil e Mundo. Aqui no Rio Grande do Sul, o segundo colocado nem chega perto. Eu fico imaginando, nos meus delírios de torcedor, como seria o Portaluppi comandando o Renato. Eles, certamente, pautariam a vida futebolística no Estado e no país.

Seria um lindo sonho, mas ótimo que este em específico não se realizou. Pois o Renato jogador realizou os sonhos do torcedor gremista enquanto jogador. E o Portaluppi segue realizando os sonhos da nossa torcida enquanto técnico. Vamos aproveitar e saborear cada momento ao lado do nosso maior ídolo. Viva Renato Portaluppi!

Títulos de Renato pelo Grêmio como técnico:

  • Copa do Brasil: 2016
  • Copa Libertadores da América: 2017
  • Recopa Sul-Americana: 2018
  • Campeonato Gaúcho: 2018, 2019, 2020
  • Recopa Gaúcha: 2019

Títulos de Renato pelo Grêmio como jogador:

  • Mundial: 1983
  • Copa Libertadores da América: 1983
  • Campeonato Gaúcho: 1985, 1986
  • Copa Los Angeles: 1983
  • Troféu CEL: 1983
  • Torneio de Rotterdam: 1985
  • Troféu Cidade de Palma de Mallorca: 1985

Ver mais

mm

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade