Bate-papo com Renata Faro, nutricionista do Fluminense
Créditos:
Em entrevista ao Boteco Brahma Tricolor, na FLUTV, a coordenadora de nutrição do futebol do Fluminense explicou como trabalha o departamento e contou algumas curiosidades. Confira o bate-papo com a profissional responsável pela alimentação dos atletas do tricolor.
Alexandre Araujo: Renata, o que muda na alimentação dos atletas nos jogos disputados a noite?
Renata Faro: Eles recebem uma orientação nutricional individual. Quando o jogo acontece às oito da noite, por exemplo, a primeira refeição é feita ao meio-dia. No almoço eu não tenho tanta preocupação com a digestão dos atletas. Eu posso colocar alimentos mais fibrosos e de forma mais natural. As quatro da tarde eles também fazem um lanche, quase um jantar, com frango, macarrão e até picolé.
Alexandre Araujo: Após a partida, existe alguma alimentação específica? É verdade que eles comem pizza?
Renata Faro: Eu acho curioso o interesse das pessoas em saberem o que os atletas comem após os jogos. Nós temos que oferecer para eles alimentos ricos em carboidrato e proteína para ajudar na reserva de energia. Pode ser até que a gente ofereça uma pizza, mas tem que ser uma mais saudável.
Alexandre Araujo: Como é a alimentação deles no intervalo?
Renata Faro: Existe uma preparação da alimentação e suplementação para antes, durante e depois da partida. Antes das partidas, por exemplo, tem repositor de carboidrato e algumas substâncias que ajudam a manter concentração. No intervalo do jogo, eles fazem reposição de carboidrato, alguns preferem em forma de gel e outros na forma liquida. Além disso, é importante a reidratação e frutas que estão à disposição dos atletas.
Alexandre Araujo: O que mudou no vestiário tricolor após a sua entrada no clube?
Renata Faro: Eu bani alguns alimentos que eram oferecidos no vestiário. O único que eu mantive foi a laranja. Tinha refrigerante e alimentos que não ajudavam na melhor performance dos atletas. Algumas pessoas ficaram chateadas e diziam: “ Lá vem a nutricionista para atrapalhar a vida da gente”.
Alexandre Araujo: Dizem que alguns clubes europeus liberam a cerveja antes dos jogos. O que você acha?
Renata Faro: Não acredito que seja verdade. É bastante comum alguns jogadores tomarem uma taça de vinho um dia antes da partida, é cultural. Não dá é para tomar uma garrafa!
Ver mais
Jornalista, radialista, roteirista e escritor. Apresentador do Pop Bola e da Flu TV, tem no currículo passagens por inúmeros veículos de comunicação: Fox Sports, Sportv, Record, Viva, Multishow, Placar, Rádio Globo, FM ODIA, OI FM, Rádio Cidade, Rádio Bandeirantes AM, Agência Estado. Com mais de 25 anos de profissão, já lançou dois livros "Onde a coruja dorme e outras histórias" e "Informação em segundo lugar". Também é autor de teatro e compositor.
Ver mais
© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company. Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade