O mundo perde Maradona!
Créditos: AFP
Sua trajetoria futebolística é incontestável, em clubes e na selecao nacional Argentina.
Suas marcas foram impressionantes e contundentes com seus adversarios. Ídolo mundial e comparável ao atleta do século XX, Pelé , a quem foi atribuído o titulo de Rei do Futebol.
O seu histórico como cidadão tornou-se um capitulo especial, carregado de dramas pessoais, em função da dependência química e questões financeiras, mas tendo maior destaque a sua ligação com os movimentos sociais, com os oprimidos e com as ideologias de esquerda que melhor expressavam sua maneira de enxergar os problemas globais.
Defensor de todos que vivenciavam situaçõs de intolerância e opressão como, por exemplo, o povo Palestino, Diego Armando Maradona não mediu esforços para lutar e resistir junto com esse povo, tão sofrido e oprimido. Não se furtou em mostrar seu apoio a Hugo Chaves, a Fidel Castro, ao Presidente Lula, no Brasil, símbolos de lutas e resistência democratica na América Latina, além de ter sido na Argentina, um critico feroz dos governos Neoliberais e de extrema direita que tomaram conta do pais durante alguns anos.
Ele, junto com Carlito Tevez, nessa imagem fotográfica, outro jogador que expressa esse vies ideológico em suas escolhas, por ter nascido na periferia e ser oriundo de classe oprimida, são referências para todo corinthiano que conheça a história do Clube e de um de seus maiores ídolos, o Dr. SÓCRATES, contemporâneo de Maradona, mas que, tambem, usou sua excelência futebolística para promover a reflexão política e a compreensão sobre a luta de classes existente em toda sociedade Capitalista.Sua história reacende a verve e a paixão pelo futebol, como aglutinador das massas, e por tudo que representa um ser humano, verdadeiro ídolo, associado áquilo que sempre defendeu, lutou e resistiu. Pela liberdade e a diminuição das desigualdades.
Descanse em Paz, Dom Diego Armando Maradona.
Ultimos posts
Arquivo
Ver mais
Professor, Pós-Graduado em História pela PUC-SP (1999) e pela UNICAMP-SP (2011), além de especialização em humanidades pela FGV-SP (2009) Geografia Urbana pela USP (2003) e também na Antropologia USP (2002) atua como pesquisador e consultor educacional. Promove situações de integração cultural e educacional entre estudantes de escolas públicas do Brasil e do Mali, aproximando-os através de propostas de intercâmbio e desenvolvimento do respeito/compreensão da diversidade tendo como referência o “Projeto CAMINHOS CRUZADOS”. Atuou como assessor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo junto ao Núcleo de Estudos Étnico Racial – COPED para aprofundamento das temáticas ligadas à IMIGRANTES. Membro da FIEL torcida, um corinthiano romântico e militante da Democracia. twitter: @vogvirtual faceboog: @valter gomes Instagran: @valter_o_gomes
Ver mais
© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company. Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade