HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Morre um pouco o futebol

Card image

Créditos:

O espaço é do Galo, mas é também do futebol. Ainda mais do futebol de uma época que não separava política do esporte, povo do estádio, opinião consciente do espectador. Quando morre um ídolo, ao menos suas histórias são eternizadas. Seu drible desmoralizante conhecido como “éramos 6”, sua mão divina, os gols que carregaram a seleção argentina. Ficam na memória de um povo apaixonado, marcam a lembrança do que um dia já representou o futebol. Um lugar de rara oportunidade para classes ascendentes ou mais abaixo que isso. Um local de confraternização de classes, de disputas reais, de alegria e choro profundo. As vezes parece que só sobrou a bola em campo.

Maradona pouco tinha a ver com o Galo, mas postou uma foto com a camisa do Bruxo, tinha o mesmo vício extracampo que nosso maior ídolo e representava, como ele, a camada popular de sua região. E, no entanto, mesmo assistindo apenas seu fim melancólico, acostumei-me com uma rivalidade tola entre quem era maior Pelé ou Maradona. Cada um gigante a seu tempo e a seu modo. Tenho preferência pelo argentino, mas é uma particularidade política e de proximidade no tempo. A cada perda de vultos assim, o esporte perde uma pouco mais a graça para mim, pelo menos até a próxima partida. Não tenho muito a escrever, a não ser lamentar e desejar, sem esperança, que o futebol retorne de onde não deveria ter saído – dos campos enlameados de nossos sonhos infantis. Das marcações de cal mal feita, dos estádios democráticos, das grandes ideologias e dos sonhos possíveis. Segue o jogo, hasta…

Ver mais

mm

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade