HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Diego Maradona, um dos maiores personagens do futebol

Card image

Créditos: Divulgação

Na tarde desta terça-feira (25/11), chegou até nós uma notícia que abalou os fãs do futebol nos quatros cantos do mundo, a morte de Don Diego Armando Maradona nos deixa órfãos de uma figura que se tornou notória não somente em território argentino (maior futebolista da história do país) mas em todo o globo, devido as suas particularidades e seu conhecido ativismo político junto a governos de ala socialista. O presidente da república Argentina, Alberto Fernández, declarou luto oficial de três dias pela morte do esportista.

O laudo médico argentino apontou uma parada cardiorrespiratória como a causa da morte do ídolo, encontrado morto em sua casa no bairro de Tigre, zona norte da região metropolitana de Buenos Aires.

No início de novembro, o argentino foi internado em estado anémico e depressivo, para se tratar de um hematoma subdural, que foram as sequelas deixadas por uma cirurgia para a retirada de um coágulo no cérebro, semanas antes.

”Don Diego” nasceu em Villa Fiorito, bairro humilde da região metropolitana de Buenos Aires, obteve passagens de destaque em seu país por Newell’s Old Boys e Boca Juniors (seu time do coração). Sua habilidade e liderança dentro de campo chamaram a atenção do Barcelona, em 1982, clube em que ficou por duas temporadas, até ser transferido para o Napoli, onde formou junto com o brasileiro Careca uma das melhores duplas de ataque da história, em território italiano o craque permaneceu por sete temporadas. O clube italiano homenageará o ídolo alterando o nome do seu estádio, anteriormente conhecido por ”San Paolo”, para estádio Diego Armando Maradona. Mais do que merecido por tudo o que representou.

Em 1986 o craque foi o grande nome da seleção Argentina, no bicampeonato mundial da albiceleste, a imagem mais marcante da Copa, ”La mano de diós’‘, e um gol marcado com uma arrancada iniciada na linha de meio de campo, ambos nas quartas de final contra a Inglaterra, ficarão eternizadas na memória do fã do esporte.

Defensor do socialismo e apoiador de causas sociais voltadas as classes mais pobres da sociedade, especialmente latino-americana, ”el pibe de oro” não escondia suas aspirações pela esquerda, tinha tatuagens de Che Guevara (seu conterrâneo) e Fidel Castro estampadas no corpo. Maradona, de origem pobre, mantinha laços de identificação com as causas de figuras políticas como Evo Morales, Nicolás Maduro, Fidel Castro e o ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva. Nos últimos anos, ele realizou diversas manifestações em relação à política brasileira. Em 2019, poucos minutos após a anúncio da saída de Lula da prisão, ele utilizou as redes sociais para prestar uma homenagem. “Hoje se fez a justiça”, digitou, na legenda de uma foto com o líder petista.

Grandes nomes do futebol utilizaram as redes sociais para se despedir do craque, Pelé lamentou a morte do amigo: ” Noticia triste, perder amigos dessa maneira. Que Deus dê bastante força para a família. Com certeza um dia vamos bater uma bola juntos lá no céu”, escreveu o craque da nossa seleção. 

Em 23 de março de 1994, o ídolo esteve em território pernambucano com a camisa da seleção Argentina, num confronto com a seleção Brasileira, em amistoso preparatório para a Copa realizada no mesmo ano, nos Estados Unidos, o primeiro entre as duas seleções em Pernambuco. O estádio do Arruda estava abarrotado por noventa mil vozes, que viram Maradona sair do túnel com a camisa 11, puxando o time visitante para o campo. A reportagem do Diario de Pernambuco bradou: “A vaia no Arruda chegou até a Encruzilhada”.

Que Deus o receba em sua misericordiosa graça. A carne se vai. A lenda vive.

Ver mais

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade