HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

O Time do Povo para o dia 20 de Novembro

Card image

Créditos:

Foto/ Douglas Monteiro

Com a benção de Gercina Borges, nascia o time do povo, criado para os trabalhadores que migraram para Goiânia, se estabeleceu no bairro que então acolhia a todos, o Vila Nova.

Mas qual a razão desse texto hoje? Aparentemente sem contexto com o momento, escrevo no dia 20 de Novembro, dia da consciência negra. Hoje não falo de futebol, mas quero lembrar cada um da origem do nosso clube, suas raízes.

Uma breve recordação da história vamos ver que a maioria daqueles que vieram para Goiânia tem suas origens afrodescendentes. Trabalhadores, o povo, vilanovenses hoje.

Entendo que esse dia faz parte da nossa história, da nossa origem, dos ídolo negros. Guilherme e Max, tantos outros. Dos torcedores negros do time do povo.

Não me junto a ala do “racismo no Brasil acabou”, não acabou e ainda é muito vigente, por isso é importante recordamos tudo isso, quando o futebol e o mundo parece ser uma terra sem lei, lembramos que nossa história não está separada dessa luta.

Um time foi criado para os que pouco tinham voz. Hoje a cada 90 min no campo de futebol com nosso Vila jogando todos são escutados, que essas vozes sejam escutadas para além do campo.

mm

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade