HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

O racismo estrutural no futebol brasileiro.

Card image

Créditos: foto: Édson Pio, para a Revista Placar / Tiquinho foi o artilheiro do Campeonato Cearense de 1978, ajudando o clube na conquista do tetracampeonato.

Pensar o racismo no futebol brasileiro, é ter um olhar crítico sobre o legado do processo escravista no nosso cotidiano, refletir sobre a falsa democracia racial presente nas narrativas da mídia esportiva que contribui para mascarar o racismo estrutural e institucional presente em todo o contexto do futebol brasileiro, seja nos gramados, nas arquibancadas ou nas equipes de transmissões esportivas das emissoras de rádio e TV, pois apenas notas de repúdios não bastam.

Dialogar com as narrativas que contribuíram para simbolizar esse racismo, já que “no Brasil de hoje, em que se conquista uma Lei que institui, pela primeira vez, o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas (10.639/03), torna-se um grande desafio fazer a tradição oral, conteúdos curriculares, uma vez que os programas escolares tem sido, até agora, sempre eurocêntrico, baseados em princípios até mesmo antagônicos das culturas negras”. (PETIT, 2015: p. 110).

Neste sentido há necessidade dialogar com a base no chão das escolas e mostrar para sociedade a importância da contribuição dos jogadores negros e das jogadoras negras no processo histórico do futebol brasileiro, já que permanece viva nas memórias de vários “Manes, Pelés, Dadas, Barbosas, Bigodes, Denes, Aranhas, Tingas, Didas, Formigas, Cristianes, Martas, entre outros e outras em seu respectivos clubes ou seleção brasileira, onde se compreenda que enfrentar o racismo no nosso cotidiano se faz necessário e é uma luta de todos e todas que estão envolvidos em todas as esfera do futebol.

20 de novembro dia da Consciência Negra.

“Vidas negras importam”

Ver mais

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade