HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

O maior título de todos os tempos é do Vasco!

Card image

Créditos:

@alexcalheiross

A negritude é parte estruturante da nossa história. Destaca-se em meio as incontáveis conquistas cruzmaltinas. Ela é motivo de orgulho para cada um de nós. A luta travada ao longo do tempo segue firme! Cada vez mais presente e cada vez mais necessária. Discute-se, no entanto, o pioneirismo na causa. Quem teria pela primeira vez aberto as portas para os negros no futebol? Para alguns historiadores, Bangu e Ponte Preta são os detentores deste feito. Registros supostamente garantem a verassidade dos fatos. Há também especificidades conforme a ocasião que determinam tais possibilidades. Pode ser! Talvez realmente seja. Mas o que isto realmente importa? Este tipo de protagonismo não faz diferença. Pelo menos não deveria!

Por outro lado, anos-luz de distância do real manifesto, a paixão pela bola, naturalmente cega na maioria das vezes, é que entra em campo. Eis aí que reside o perigo! Além de se tentar minimizar a importância do ato e da instituição envolvida tenta-se em alguns casos criar-se novas narrativas. De certa forma, para alguns, seria até “compreensível” a tentativa de apagar o passado. Não há mesmo razão para se orgullhar dele. Porém, escondido em um falso arrependimento, o que se vê é a manutenção do racismo de forma velada e estrutural. Disfarçado pelo populismo barato de quem nunca se prestou ao enfrentamento. Sejamos alertas!

Portanto, mais importante do que ser precursor é perpetuar a própria essência. Daí é que vem nosso orgulho. No dia 7 de abril de 1924, o presidente José Augusto Prestes assinou o manifesto conhecido como a Resposta Histórica. Um comunicado que informava a recusa do Club de Regatas Vasco da Gama em disputar a divisão principal do futebol carioca sem seus jogadores negros. Independentemente de ser o primeiro, além de enfrentar uma realidade branca e elitista, o ato transformou o clube da Colina em estandarte da luta contra o racismo. O maior título de todos os tempos!

mm

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade