HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Negro ou Preto? O importante é ter respeito e igualdade.

Card image

Créditos:

Durante todo o tempo , percebemos diversas formas de referência a esse assunto.

Quem nunca escutou: Preto é cor, Negro é raça!!

Tudo começou quando entrevistei , por conta do caso  Aranha do Santos na Arena do Grêmio, o cantor Rastaman Nabby Clifford de Gana, morando 30 anos no Brasil e um dos embaixadores do Reggae no nosso país.

Depois da entrevistas e uma maravilhosa resenha , resolvi compartilhar desse Ponto de vista , externando quando posso,  tudo aquilo que conversamos e que me fez refletir de forma diferente sobre a relação NEGRO X PRETO .

No inicio da colonização, junto com os escravos vindos da África, os índios brasileiros também foram escravizados com o nome de negros da terra. Somente em 1755 , a palavra foi retirada dos nativos porque passou  a ser proibido a escravidão de índios. Porém, foi mantida para os escravos africanos.

Segundo Nabby, a palavra NEGRO na língua portuguesa  vem acompanhada de significados ruins. Enquanto a palavra PRETO de significados positivos.

Um país que faz apenas referências a palavra NEGRO de forma negativa, não deve educar e chamar uma criança da nossa terra de NEGRA. Provoca uma crise de identidade e de valor comparativo.

Usamos nas expressões diárias : LISTA negra, DIA negro, MAGIA negra, CÂMBIO negro, VALA negra, MERCADO negro, PESTE negra, BURUCO negro, OVELHA negra, FOME negra, HUMOR negro, NUVEM negra, PASSADO negro, FUTURO negro.

Enquanto a nomenclatura PRETO, flutua em frases e expressões positivas, de valorização.

Entenda :

Ele não come feijão NEGRO, come feijão  PRETO .

O carro dele não é NEGRO, o carro dele é PRETO

Ele não toma café NEGRO , toma café PRETO

Ao passar fome, ela é NEGRA mas quando ganha na loteria, é nota PRETA.

e mais,

No dicionário , NEGRO,  adjetivo,   significa:  NÃO REFLETE LUZ, ESCURO, SOMBRIO,SUJIDADE, QUE DEMONSTRA TRISTEZA, DESGRAÇADO, FÚNEBRE,INFELIZ, NEFADO.

Além de derivados como : DENEGRIR, verbo intransitivo , FICAR COM FAMA NEGATIVA, DIFAMAR, MACULAR,DESLUSTRAR, REBAIXAR A NEGRO.

Então amigos, se BRANCO não é negativo, PRETO também não pode ser.

Deixo aqui minha humilde opinião sobre o tema , importantíssimo, de hoje. Lembrando a todos que seja qual for sua opinião sobre NEGRO OU PRETO, o que devemos levar para a nossa vida diária é o respeito, a igualdade, direitos iguais e o amor pelo próximo , independente da sua cor.

VIVA ZUMBI!!

Wikipédia

Imagem – wikipédia

Ver mais

mm

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade