HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Tabela do Cariocão divulgada: Mecão de volta em janeiro

Card image

Créditos: Foto: André Moreira/Volta Redonda

Sim, amigos. Já podemos comemorar. O America tem jogos agendados.

Após mais de quatro meses sem atividades na categoria profissional e sem prognóstico de quando poder atuar novamente devido a pandemia de Covid-19, o torcedor americano foi agraciado na última semana com a divulgação da tabela da fase preliminar do Campeonato Carioca de 2021, a popular Seletiva, pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

E nem precisa aguardar tanto. Os confrontos já começarão em janeiro, no dia 17, e com encerramento previsto para 21 de fevereiro. Seis clubes – America, Americano, Cabofriense, Friburguense, além dos ainda pendentes campeão e vice da Série B1 do estadual – se enfrentarão em turno e returno, em sistema de pontos corridos. O melhor classificado avança para a fase principal da competição.

O America estreará em casa no dia inaugural contra o vice-campeão da Série B1 e viajará para Cabo Frio para enfrentar a Cabofriense quatro dias depois. No dia 24 de janeiro, o America receberá o campeão da B1 no Giulitte Coutinho, seguido de um confronto contra o Friburguense no Eduardo Guinle e uma visita ao Aryzão para enfrentar o Americano no encerramento do primeiro turno.

A partir daí, o segundo turno se inicia com a mesma sequência de jogos, porém com os mandos de campo invertidos.

Gostaria muito de usar esse espaço aqui no Atrás do Gol para já fazer uma prévia da competição neste primeiro momento. Entretanto, clubes como America, Americano e Friburguense ainda terão que construir o elenco para a Seletiva, é muito difícil fazer qualquer tipo de previsão.

A Cabofriense está em atividade. Está disputando a Série D do Brasileiro e já garantiu classificação para a próxima fase da competição com duas rodadas de antecedência. Possivelmente será a grande favorita da Seletiva, mas vale lembrar que o time pode sofrer alterações entre o encerramento do Brasileiro e o início do estadual. O mesmo vale para o campeão e vice da B1, que disputam torneio ainda em andamento.

Quanto ao America, em termos de retrospecto, esta será a quarta participação consecutiva da equipe nessa fase da Seletiva. Em outras palavras, o America participou de todas as edições da fase preliminar desde sua implementação. E o que há comum nessas participações: o America nunca conseguiu se classificar para a fase principal.

Felizmente para nós torcedores rubros, 2021 marcará o último ano em que a FFERJ usará a Seletiva como etapa inicial do Campeonato Carioca, e esperamos que dessa vez o final da história seja diferente. E assim poderemos dar adeus a esse capítulo negro de nossa história.

Quanto às categorias de base, neste mês de novembro, o America encerrou sua participação no Carioca Sub-20 numa eliminação para o Volta Redonda nas quartas-de-final da Taça Rio. Alguns jovens valores se destacaram, como o meia Agú, o atacante Guilherme Vallim e principalmente o artilheiro isolado da competição com 12 gols, o atacante Matheus Macario, mais conhecido como o ‘Macagol’ nos círculos rubros.

Esses jovens podem ser integrados ao time principal para a disputa da Seletiva, se o clube assim desejar, mas ainda é muito cedo para cravar. Citamos esses nomes para dar esperanças ao torcedor de um futuro melhor que os dias negros do passado.

Voltaremos aqui no Atrás do Gol conforme o elenco for sendo montado e anunciado para fazer uma preparação com expectativas mais realistas para o torcedor.

Por enquanto, resta celebrar termos jogos do nosso clube do coração à vista na linha do horizonte.

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade