HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Saudades do líder Vantuir, o “sub zero” de Sobral

Card image

Créditos: Arquivo Pessoal

DURANTE ALGUNS ANOS nós fomos liderados pela vontade de vencer, pela busca incessante do primeiro lugar nas competições, pela dedicação e até mesmo pelo exagero das características que se somavam a um conjunto de qualidades que levadas a campo contagiava atletas e principalmente as arquibancadas.

A liderança do ex goleiro Vantuir Tenório da Silva foi além do que ele mesmo pôde imaginar. Ídolo da torcida bugrina, Vantuir revirava os sentimentos daqueles que iam ao estádio e comtemplava momentos inesquecíveis.

O arqueiro que entregava a vida para defender sua meta, também se dedicava fora de campo. Se houvesse qualquer problema ele mesmo resolvia, por vezes discutiu com companheiros, mas ele tinha um propósito, levar aquela equipe ao topo.

Vantuir chegou de Pernambuco como um desconhecido, a torcida desacreditada, mas logo na primeira partida, pudemos perceber a que ele veio, com belas defesas, se destacou no jogo e foi tomando o coração do torcedor sobralense.

Entre os inúmeros feitos, destaco aqui os três pênaltis defendidos na final da segunda divisão do campeonato cearense.

O Guarany vinha enfrentando problemas há anos. Em 2002 foi um dos piores times da série B do brasileiro, rebaixado para C, em seguida ficou sem divisão nacional. No mesmo ano fomos rebaixados para a segunda divisão estadual, foram anos de penúria até setembro de 2008, quando após a brilhante atuação deste mito, voltamos a primeira divisão.

O ídolo do Guarany de Sobral também propiciou uma cena lamentável durante uma confusão entre Guarany de Sobral e Horizonte, contudo, a “voadora” de Vantuir lhe deu também o apelido de “Sub Zero”. O fato ocorreu durante a semifinal do campeonato cearense no estádio do junto quando houve tumulto, socos e ponta pés entre os atletas das duas equipes.

O Guarany de Sobral foi o primeiro time cearense a conquistar um título nacional e o ex goleiro, foi fundamental na campanha que levou o time sobralense ao título. Seu jeito meio desengonçado e bruto, características que se perderam ao final da partida entre Guarany 4 x 1 América/AM.

O primeiro goleiro campeão brasileiro no estado do Ceará realizou um sonho de levantar a taça de campeão.

Arquivo pessoal.

Querido pela principal torcida organizada do clube, Vantuir entrava em campo vestido com a camisa da Força Jovem Guarany. Sempre que acabavam as partidas, o goleiro seguia rumo as arquibancadas e agradecia pelo apoio, carinho sempre correspondido.

Filho de família humilde, não foi aproveitado pelos times de seu Estado. Em entrevista, Vantuir explicou “Surgi nas categorias de base do Santa Cruz. Estourei a idade e passei um bom tempo parado para depois ser contratado por uma equipe sem grande projeção estadual, o Recife, Central de Caruaru e um time da cidade de Belo Jardim, interior do Pernambuco, para depois vir parar no Guarany de Sobral, equipe que defendi com grande orgulho.”

O ídolo da torcida sobralense se despediu dos gramados e por muitos anos a torcida estendia sua bandeira nos alambrados do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Juncão, em Sobral.

Obrigado Vantuir!!!

Atualmente Vantuir é empresário e reside na capital de Pernambucana.

Sobre o autor

Ver mais

Comentários

  1. Dudu da jovem disse:

    “Frangueiro é o ca****o,grande goleirão.tenho saudades daquele time que dava gosto de ir ao estádio e de um goleiro referência.Sou de Sobral atualmente morando em São Paulo,torcedor do Guarany e membro da FJG.curti muito essa pauta sobre Vantuir nossa lenda,considerado e respeitado.

  2. Leo Olinda disse:

    Tenho orgulho de ter conhecido e jogado com esse grande ser humano é goleiro q é vantuir ,e tbm de ter dado um título a essa torcida tão linda e especial q é a torcida do guarany de sobral ,sinto muita saudades q Deus abençoe o Guarany de sobral e toda sua torcida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade