HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Papagaio Bolado O Brasil que o Brasil não viu

Card image

Créditos:

Curupaco papaco….. cadê o Brasil ? Ninguém sabe , ninguém viu…

Eu aqui do alto da minha panorâmica gaiola e preso na pandemia como todo brasileiro consciente, não pude assistir nossa seleção por conta da tal “elitização popular “ imposta pelos veículos de comunicação. Ou seja, estão transformando o futebol do povo num produto cada vez mais caro e segmentado.

Numa época de pandemia e isolamento social , o acesso de qualidade e farto, deveria ser facilitado para a população. Os amantes do futebol estão cada vez mais impedidos de acompanhar, não só o seu time, mas um bom jogo.

Hoje, a pessoa  que possui o melhor pacote de uma operadora de tv, por exemplo, tem que pagar por fora os canais de filmes e o PPV. Mesmo assim e com isso tudo, em especial o jogo do Brasil de ontem, precisou fazer um outro pagamento exclusivo para adquirir os jogos da noite pelas eliminatórias da Copa. Em outro momento, o mesmo aconteceu com as transmissões da Conmebol com a  Sul americana numa exibição exclusiva e paga da sua tv.

Claro que a independência da comercialização do produto é sadia e traz a rivalidade na qualidade dele. Tirar o monopólio de rançosas detentoras de tudo, também faz bem e fortalece os clubes e entidades do futebol. Mas se cada entidade esportiva oferecer seu produto pago, será o fim de um futebol popular começando assim,  uma pandemia da pirataria digital. Esse exemplo já aconteceu com os uniformes oficiais dos clubes. Com o alto valor das peças originais, foi criado um mercado paralelo de réplicas que atende o consumidor popular. Ou seja e no fim das contas, a maioria pobre do Brasil, ficará cada vez mais de fora do “novo moderno”. Sem contar e não menos importante, a qualidade e a condição de acesso das redes de internet pela massa popular, para suportar, sustentar  e exibir com qualidade os novos produtos.

Temo por um futuro próximo, apenas recordar de como era bom ter acesso aberto aos jogos, poder secar um jogo do adversário, levar a dúvida do impedimento para a mesa de bar ou banca de jornal, Virar técnico por um dia e socar o sofá.

Que saudades da época que a modernização da televisão era apenas uma mudança de um caixote com lâmpada para um quadro na parede e que combo era a pipoca com refrigerante grande no cinema

Curupaco papaco….em tempo,

Fiquei sabendo que lá pela terra da parrilla , o Brasil meteu 2 x 0 nos uruguaios e segue invicto nas eliminatórias.

Sigo voando baixo por ai e de olho na seleção brasileira….

Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Figueiredo/CBF

Ver mais

mm

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade