HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Um reinado de pura magia

Card image

Créditos: JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO, 1974.

Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé, nasceu em 23 de outubro de 1940, em Três Corações (MG). Mudou-se para São Paulo muito cedo, e em 1956 chegou no Santos FC, onde estreou com apenas 16 anos e não parou de conquistar feitos inimagináveis.

Com a camiseta do Alvinegro Praiano, Pelé é bi campeão Mundial e da Libertadores, hexa campeão brasileiro, sendo cinco conquistas seguidas, algo que só o Santos conseguiu até hoje. Além disso, o Rei conquistou 10 títulos paulistas, e inúmeros triunfos em campeonatos mundo a fora. Ao todo, foram 45 troféus pelo Peixe, uma média de 2,5 títulos por ano. A representatividade de Pelé vai muito além dos feitos conquistados nas quatro linhas. Ao lado de outro ídolos da história santista, fez parte do Maior time de todos os tempos, jogando e encantando em todos os continentes do planeta. Em 1969, durante a Guerra Civil Nigeriana, as partes envolvidas no conflito acordaram um cessar fogo, para que Pelé e companhia pudessem jogar em Benin.

A idolatria pelo Rei mundo afora era tão grande, que em um amistoso contra a seleção colombiana em Bogotá, após a expulsão de Pelé, torcedores iniciaram uma confusão nas arquibancadas, o que fez a federação colombiana decidir manter Pelé em campo e trocar o árbitro da partida.

Com um talento tão raro e puro, o Menino da Vila foi convocado para a Seleção Brasileira ainda com 16 anos, fazendo seu primeiro gol pela Seleção no Maracanã, contra a Argentina. Dois anos depois, convocado para a Copa do Mundo de 1958 na Suécia, conquistou o título marcando 2 gols na final. Repetindo o título e o protagonismo em 1962 e 1970 Pelé é tri campeão Mundial, único a conseguir esse feito como jogador.

Foi com o Rei Pelé que a mística da camisa de número 10 foi iniciada. Décimo na ordem alfabética da lista de convocados para a Copa de 58, Pelé, que na época era reserva, ficou com a 10 e nunca mais deixou de usá-la e, a partir de então, o número se tornou referência, não só no futebol mundial e em outros esportes, mas também no dia a dia.

Além do imenso número de títulos, Rei Pelé marcou a história do futebol com muitos dribles, dos mais variados tipos, e principalmente com gols. O atleta foi o primeiro (e em alguns levantamentos, o único) brasileiro a atingir a marca de mil gols! Com a mágica camisa alvinegra, foram 1091 gols em 1116 jogos.

O Rei foi eleito pelo Comitê Olímpico Internacional como o melhor atleta do século XX.

“Com Rei Pelé bi mundial, o maior time da Terra!”

mm

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade