HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Quem é a Chape?

Card image

Créditos: Márcio Cunha (Reprodução Twitter @ChapecoenseReal)

Por muitos anos, tenho recebido essa pergunta, e por muito tempo, tenho refletido como respondê-la da melhor forma possível. Quem conhece um pouco do que é ser Chapecoense, viver o dia-a-dia do Verdão, sabe que traduzir em palavras tudo que este clube representa para seu povo é uma tarefa ingrata.

Comecei a acompanhar a Chapecoense de perto aos meus 12 anos de idade. Diferente de grandes times, que nascem gigantes e cativam seus torcedores com títulos, grandes craques e enormes torcidas, com a Chape é diferente. Aqui a identificação é e sempre foi pelo exemplo.

Na Chape, a beleza está em ser um pequeno intrometido, um time sem medo de cara feia, sem receio de escudos repletos de estrelas e elencos cheios de nomes consagrados. Ser da Chape é jogar em português ou castelhano, é dar chapéu, pedalada e carrinho, se necessário.

Para o Brasil, a Chape mostrou sua cara em 2009, quando ascendeu da recém criada série D para a terceira divisão do cenário nacional. Quebramos fronteiras, enfrentamos desafios e tivemos paciência pra ensinar a todos que somos “a” Chapecoense. A cidade abraçou o clube, e em uma sinergia sem igual, chegamos a sonhada série B em 2013.

Inimaginável, histórico,

Nem nos melhores sonhos do torcedor alviverde, poderíamos cogitar que um time que brigava até poucos anos contra o rebaixamento no campeonato estadual chegaria entre os 40 do cenário nacional. Chegamos. E subimos. O degrau que fez o Verdão chegar a série A fez com que Chapecó pulsasse em verde e branco todo seu amor pelo clube. Foram seis anos de sonho, conquistas, decepções e um turbilhão de sentimentos.

Em 2016 vivemos o ápice do conto de fadas, e o fim de um sonho perfeito. Vencemos uma competição continental, mas a um custo muito caro. Naquela noite de novembro, todo chapecoense morreu um pouco. Duvidamos até da sequência do clube. Como se reerguer? Como digerir uma tragédia sem precedentes? Como honrar todos que nos deixaram representando nossas cores?

Sofremos, choramos, quase desistimos. Mas somos Chape, e desistir é uma palavra que não existe em nosso vocabulário. Erros administrativos, má gestão e irresponsabilidade, confiar em gente que não condiz com nosso “modus operandi” fez com que a Chape sofresse um baque, com a volta à série B. Uma pedra em um lindo caminho, de uma estrada que está longe de terminar.

Ser Chape é ser resiliente, incansável, honrado. É ter amor independente de divisão, é sorrir, chorar, vibrar pelas cores, pelo manto. Você pode repetir, mas afinal, quem é a Chape? A Chape é o pulmão de uma cidade, de uma região, é o orgulho do torcedor. Torcedor este que é o sangue que movimenta este “corpo” a seguir funcionando, lutando, sem desistir.

Por isso, aos que me perguntam sobre a Chape, relembro das palavras do saudoso Deva Pascovicci e repondo: senta, te acomoda que eu vou te explicar, como é rica a história da Chapecoense.

Sobre o autor

Ver mais

Comentários

  1. gary angel ramos bitencourt disse:

    Perfeito, segue muito coerente nas colocações, com visão neutra e conhecimento.

  2. gary angel ramos bitencourt disse:

    Perfeito, sempre coerente e com visão da historia do clube, so quem acompanhou a historia poderia colocar assim tão fácil uma historia que não e tão simples.

    1. DERLEI ALEX FLORIANOVITZ disse:

      Grande Gary, obrigado pelas palavras meu amigo! Forte abraço!

  3. Rosimar Luiz Magnabosco disse:

    Grande Derlei, de casa nova, mas a sutileza de sempre. Belo texto, bela história. Afinal, se é sobre a nossa Chape, nosso glorioso verde que se expande, só pode sair coisa bonita. Parabéns amigo, abraço!!!

    1. DERLEI ALEX FLORIANOVITZ disse:

      Opa, obrigado Mestre, tamo junto! Abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade