HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

O Athletico é um estado de espírito

Card image

Créditos: Acervo pessoal

A dona da frase que dá nome ao título deste texto tem nome, sobrenome e uma grande história como jornalista e atleticana. Sônia Nassar (1951-2001) foi pioneira no jornalismo esportivo paranaense e chegou a costurar uniformes do time do Athletico em épocas difíceis, tamanha devoção que guardava em relação ao Clube do coração. “Se o time vai bem, todos nós vamos bem, se vai mal, sai da frente”, completava Sônia, descrevendo não só o atleticanismo na sua essência mais pura, mas também o comportamento de milhões de torcedores que são movidos pela trivial “paixão nacional” pelo futebol e por seus respectivos Clubes.

Mas o que exatamente define essa paixão nacional e mais precisamente o atleticanismo? Uns diriam ser as tradições, as lembranças, o simbolismo. Outros, a identidade de grupo, a congregação, o movimento, os ideais. Outros ainda, o processo de enfrentamento das dificuldades, a superação e as glórias alcançadas. 

Como fenômeno social o futebol reúne todas essas características e tantas outras, sobre as quais estudiosos se debruçaram e ainda se debruçam, tentando entendê-lo por diversos viés, sejam eles políticos, sociais, filosóficos ou simbólicos. A nossa análise por aqui será passional, ou seja, terá grito quando for de grito, choro quando for de choro, reclamação quando for de reclamação.  

E não, eu não tentarei explicar o que define a paixão e o atleticanismo, porque se o Athletico é um estado de espírito, como bem afirmou Sônia Nassar, somente o dono deste espírito é quem pode defini-lo. O que posso fazer, é, através da minha vivência pessoal, tentar inspirar outros torcedores atleticanos para que mantenham viva a paixão pelo Furacão, não importando sua situação. E mesmo que por vezes eu ataque de analista “futeboleira”, o pano de fundo será sempre seguindo o cântico entoado nas arquibancadas da Arena da Baixada: “Na boa ou na ruim, contigo até o fim”.

Ver mais

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade