HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Teófilo Batista de Carvalho o “Lacraia”

Card image

Créditos: Arquivo Santa Cruz FC

É impossível falar de Lacraia e não falar da fundação do Santa Cruz e da representatividade que ele significa para o clube e pra torcida.

Foi um dos 11 rapazes que fundaram o Santa Cruz, além de fundador foi dirigente e jogador mas não esteve presente do dia da assinatura da função do Santa Cruz em 03 de fevereiro de 1914.

O que chamava a atenção na época era um menino negro com um nome de batismo diferente dos demais da sua cor, filho de médico pertencia a classe média.

Foi o primeiro de sua etnia a jogar em um clube de futebol do norte e nordeste do Brasil, a presença dele em campo fez com que o Santa conquistasse a simpatia dos mais pobres do estado.

Foi capitão e técnico, com ele no comando o Santa Cruz conseguiu uma das suas maiores vitória, em 1917 a equipe estava a perder por 5×1 e no segundo tempo conseguiu virar por 7×5.

Foi também o primeiro a criar o escudo do Santa Cruz, fez a encomenda de escudos de metais sem ao menos consultar a diretoria, as peças vieram dos EUA e custaram cinco conto de réis, uma boa quantia naquela época, caso os jogadores não gostassem teriam que pagar do próprio bolso, por sorte toda gostaram e exibiam em chapéus e Gravatás.

Ver mais

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade