HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

ABC

Jovens atletas, grandes promessas

Card image

Créditos: Iuri Seabra/FNF/Elenco do sub-17 comemorando a conquista do heptacampeonato potiguar

Reconhecido pelos seus 105 anos de títulos e história, o clube alvinegro carrega consigo mais um motivo para se orgulhar, as categorias de base tem se tornado ao longo dos anos uma mina de ouro promissora e rentável para o time potiguar.

Anualmente o ABC Futebol Clube apresenta promessas ao mercado futebolístico, os jovens atletas são vendidos e emprestados a grandes clubes com a expectativa de se tornarem novos craques do futebol brasileiro.

Ao longo dos anos, a base alvinegra foi construindo sua história e visibilidade através de participações em grandes competições e conquista de títulos. O ABC já fez história na Copa São Paulo, maior competição de futebol junior do país, se tornando o primeiro time potiguar a chegar na terceira fase da competição. O fato aconteceu em 2016 e deixou o clube entre os 28 melhores colocados na disputa.

Em 2019 os alvinegros trouxeram a taça Carpina para as categorias de base. O troféu foi levantado pelo sub-16 e com uma campanha inquestionável. No total foram 07 jogos, 04 vitórias e 03 empates. A Copa Carpina é a maior competição regional e uma das maiores do país envolvendo as categorias de base. 

Sub-16 conquista pela primeira vez a taça Carpina – Créditos: ABC FC

Já no campeonato potiguar, o Sub-17 também é motivo de orgulho e vem dominando a competição, os jovens alvinegros conquistaram o hepta de 2011 a 2018 (Em 2015 não houve campeonato), a sequência de títulos foi interrompida apenas em 2019 quando o time alvinegro perdeu a final para o maior rival, América de Natal.  

Com esse histórico o ABC adquiriu grande visibilidade a base do elenco alvinegro, tornando o time potiguar como ‘vitrine’ para olheiros e clubes que pretendem investir na molecada.

Nos últimos anos foram dezenas de nomes que se tornaram conhecidos nos gramados e originaram da base alvinegra e o Corinthians tem sido um desses principais olheiros que disputam os garotos alvinegros.

Ayrton Lucas, convocado recentemente para a seleção brasileira comandada por Tite; Rodriguinho, campeão estadual pelo ABC e campeão brasileiro pelo Corinthians, atualmente defendendo a camisa do Bahia; Fessin e Matheus Matias, ambos vendidos ao Timão, mas foram emprestados ao Bahia e Paraná respectivamente, e Tonhão, que passou a se chamar Rodrigues após ser vendido ao Grêmio.

Em 2020, mesmo o clube enfrentando a quarta divisão, a base continua com grande movimentação e tem sido uma das portas de entrada para receitas no clube que vive momento financeiro difícil sem público nos jogos e sem demais receitas.

Até o mês de outubro foram negociados três atletas da base alvinegra. Ítalo, Jordan e o mais recente, Reginaldo. 

O zagueiro ítalo de apenas 16 anos, foi emprestado ao Flamengo com contrato até dezembro de 2021. Ao término do empréstimo o time carioca terá preferência na compra de 50% dos direitos econômicos do jogador. 

O atacante Jordan, de 17 anos, também foi mais uma “joia” negociada, dessa vez, o Ceará garantiu a compra de 60% dos direitos.

O lateral Reginaldo, após propostas de times do exterior, acabou sendo vendido para o Corinthians, o valor oficial da negociação e o tempo de contrato não foram divulgados pelos clubes, o time paulista pagou por 50% dos direitos do jogador de apenas 19 anos. 

O Mais Querido continua servindo de vitrine para os novos atletas, cabe ao ABC saber negociar de forma com que todos saiam ganhando, principalmente o clube que revelou e vem revelando grandes jogadores.

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade