HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

O autorretrato de um sentimento…

Card image

Créditos: QZ7 Filmes/Facebook Oficial E.C.Pelotas

Nós somos Pelotas. Nós somos diferentes dos demais. Nosso hino é diferente… Mas calma, chegaremos lá.

Por favor, não me entendam errado. Carregar o azul e ouro no nosso coração é pouco pra gente.  Carregamos nossas cores em nossa alma!

É uma mistura de inconsciente e natural, porque a gente vive o Pelotas. E quando eu falo em viver, é algo bem único e atípico. O Áureo-Cerúleo conhece o Clube, normalmente por alguma conexão anterior, vinda de família, de algum amigo, ou até mesmo, apenas o futebol.

Entretanto, meus amigos, temos um primor histórico do nosso lado: A Boca do Lobo.

Além da alcunha de estádio mais antigo do país, a Boca do Lobo é agradável, conforta, tem um clima incrível de amor e sentimento, uma ligação entre todos que estão ali, que transcende a minha capacidade de expressar da maneira que deveria. Peço perdão, mesmo a culpa não sendo minha, porque estar na Boca do Lobo, em especial em climas decisivos –sejam os bons ou os complicados- , é indescritível. Depois de alguns jogos que tu conhece, sem nem perceber e vai ter teu primeiro abraço em um desconhecido comemorando um gol importante, tuas primeiras amizades ali nascidas, tua primeira felicidade verdadeira trazida por um time de futebol, teu primeiro choro de alegria, e o aprendizado na primeira tristeza também, é claro. Quando tu percebe, esse time é tua vida!

Ele vai mudar o teu dia, seja como for. Nos momentos de alegria, tu vai ficar em êxtase, embebecido naquele antro de energia que a Boca do Lobo nos traz. É diferente. A vivência me dá certeza disso, mesmo sem conhecer as outras torcidas. Nas horas difíceis, a raiva vai tomar conta, teus olhos vão encher de lágrima a todo momento e isso vai comprometer teus próximos dias. Porém, a poeira baixa, tu relembra bons momentos, alegrias, reflete sobre as derrotas também, por que não? Lembra que nem a tua comemoração seria tão boa sem teus irmãos de alma do lado, nem as derrotas seriam absorvidas de melhor maneira. Lembra de um jogo, de uma comemoração, de um gol, de um abraço, de um grito, até mesmo de um dia todo, porque é esse o tempo que duram os jogos do Pelotas na Avenida. O dia todo daquela energia, dos sorrisos, dos churrascos, dos gritos de apoio… E tu vai lembrar desses momentos, vai estar com um sorriso inconsciente no rosto, que vai te mostrar que vale a pena.

Vai pegar e vestir tua camiseta, ver que aquele símbolo estampado nela, te representa muito mais do que um clube de futebol. Representa boa parte dos momentos mais brutos, impensados e intensos que tua vida te deu. Além, é claro, boa parte de todos que virão.

O hino do Pelotas é categoricamente um autorretrato de nosso sentimento… e nas mais diversas estrofes. O nosso orgulho norteia tudo isso que já foi citado, justificando todo o ufanismo que há em torno do nosso sentimento, pelo que carrega de emocional ser um Áureo-Cerúleo. Não há, sequer, um torcedor do Pelotas, que ao enxergar qualquer coisa em azul e amarelo não lembre do Clube. Não há um, eu tenho certeza. A gente exulta – e muito –  ao ver essas cores gloriosas, por tudo que elas nos lembram, além mesmo de toda uma tradição. Azul e amarelo moram no nosso coração, na nossa alma, na nossa vida. E assim será, pra sempre!

Ah… e como esquecer de citar, talvez, a principal de todas:

“Quem não te ama, nunca sentiu emoção!”

E sabem a melhor parte sobre essa última frase? Ela é verdadeira, mas só gente tem o privilégio de saber isso!

mm

Sobre o autor

Ver mais

Comentários

  1. Marlon Araújo disse:

    👏👏👏

  2. Denilson Lopes disse:

    Parabéns, traduzisse exemplarmente o que é ser um áureo cerúleo 🇺🇦🇺🇦

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade