HOME CLUBES PRINCIPAL COPAS MUNDO DO FUTEBOL FUTEBOL FEMININO MERCADO DA BOLA CULTURAL CONTATO

 

 

SERIE A

SUDESTE

NORDESTE

SUL

CENTRO-OESTE

NORTE

Fundado em 21 de abril, dia de Tiradentes, surgia o nosso querido Leão Grená.

Card image

Créditos: Créditos de imagem: Google

 
 Da cidade de Riachão do Jacuípe- BA, localizada a 192 KM da capital Salvador- BA, o Esporte Clube Jacuipense foi fundado no ano de 1965. Na época, o time não disputava nenhuma competição renomada.

Na década de 1980, o então presidente Dr. Eduardo Tadeu de O. Sousa acabou profissionalizando o time, e dando o nome de Jacuipense, ao qual carinhosamente é chamado de Jacupá pelos torcedores e admiradores do clube. 
 
Títulos 
 
No ano de 1989, o Jacuipense conquistou seu primeiro e único grande título. Na disputa, sagrou-se campeão da segunda divisão do Campeonato Baiano. 
 
Competições 
 
 Desde 2011, a equipe estabeleceu uma parceria com a HWT Promoções Esportivas, empresa sediada em Campinas, que assumiu inicialmente a cogestão das categorias de base e, no início de 2012, o time profissional. No mesmo ano, o Esporte Clube Jacuipense voltou a disputar à primeira divisão do Campeonato Baiano após 16 anos. A última participação tinha acontecido no ano de 1996.

Em 2014, já com o contrato rompido, a equipe participou pela primeira vez de um torneio nacional, a Série D. O Leão do Sisal quase se classificou para a Série C 2015, mas foi eliminado nas quartas de final pelo Confiança de Sergipe. 
 
Em 2015, pela primeira vez na história se classificou para a Copa do Brasil. Logo na primeira participação, o Jacuipense passou da primeira fase, ao eliminar a equipe do Paraná nos pênaltis, mas na fase seguinte foi eliminado pelo Náutico por 2×0 
 
Em 2019, o Jacuipense conseguiu o acesso a série C. No G-4 da sério D, a equipe conquistou 26 pontos em 12 jogos, ocupando a 3° colocação. No jogo de ida da decisão, o Jacuipense conseguiu segurar o placar de 2×2. No jogo de volta, já aqui em Riachão, a equipe conseguiu abrir o placar de 1×0 e segurar o resultado e a classificação. 
 
Em 2020, o Jacuipense conseguiu sua melhor campanha no Campeonato Baiano. Ocupando na maior parte da disputa no G-4, o time passou para as semifinais, mas acabou sendo eliminado pela equipe do Bahia. Em Riachão, perdeu o primeiro jogo de 2×0. Em Pituaçu, o placar foi 2×2.    
 
Estádio 
 
Localizado em Riachão do Jacuípe, a Arena Valfredão como é carinhosamente chamada, tem capacidade para 5.000 espectadores, e possui apenas um lado de arquibancada. Em 1990, o torcedor jacuipense tinha que se deslocar para as cidades de Jacobina- BA e Conceição do Coité- BA para acompanhar os jogos da Jacuipense pelo Campeonato Baiano. Sob direção de Eduardo Tadeu e José Ronaldo, a equipe fazia uma boa campanha. Diante disso, Valfredo (que na época era prefeito da cidade) atendeu o pedido da população e autorizou a construção do estádio. A inauguração aconteceu em 01 de setembro de 1991, numa rodada que teve Palmeiras x Atlético de Tanquinho e Jacuipense x Fluminense de Feira.  
 
Após a inauguração, os jogos do Jacuipense foram disputados na cidade. Com isso, o município começou a receber torcedores de todas as regiões, causando impacto na sua economia, além da divulgação do seu nome através da imprensa. Recentemente passou por uma reforma, dando cara nova ao estádio e trazendo mais modernidade e conforto. 
 
 
 

mm

Sobre o autor

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Siga nossas redes sociais

© 2020 Atras do Gol é uma marca registrada da Atras do Gol Limited Liability Company.  Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação de nossos Termos de Uso e Política de Privacidade